Padrão oficial do Bullmastiff

CBCK n 157 de 11/1/1995

FCI n 157c de 24/06/1987

 

Classificação FCI:

Grupo 2 :Pincher, Schnauser, Molossos e Boiadeiros Suiços. 

Aparência Geral: de construção robusta, simétrica , exibindo muita força, sem ser grosseiro, saudável e ativo. 

Características: força, resistência, atividade e confiabilidade. 

Temperamento: muito animado, alerta e fiel. 

Cabeça e crânio: crânio largo e proporcional, visto de qualquer ângulo, rugas adequadas apenas quando interessado, não em repouso.
O perímetro do crânio pode ser igual à altura do cão na cernelha; largo e profundo com bochechas bem cheias.
Stop pronunciado. Focinho curto; a distância da ponta da trufa ao stop é de aproximadamente um terço da distância da ponta da trufa ao occiptal, largo sob os olhos sustentando aproximadamente a mesma largura até a base do focinho; romboédrico e delineado na perpendicular, formando ângulo reto com a linha superior do focinho e , ao mesmo tempo proporcional ao crânio.
Mandíbula larga até o final. Trufa larga com narinas bem abertas; nem achatado nem pontudo ou de perfil arrebitado. Lábios superiores não são frouxos, e nunca ultrapassando o nível da mandíbula. 

Olhos: escuros ou castanhos, de tamanho médio, inseridos mais afastados que a largura do focinho com um sulco entre eles. Olhos claros ou amarelos são altamente indesejáveis. 

Orelhas: em forma de "V", caídas para trás, inserção alta e separadas, no nível do occiptal dando uma aparência quadrada ao crânio, o que é mais importante. Pequenas e de cor mais escura que a do tronco. A ponta das orelhas, quando em alerta, fica ao nível dos olhos. Orelhas em rosa são altamente indesejáveis. 

Boca: mordedura em torquês, mas um leve prognatismo é permitido mas não preferencial. Dentes caninos grandes e bem afastados, outros dentes são fortes, nivelados e bem engastados. 

Pescoço: bem arqueado, de comprimento moderado, muito musculoso, de perímetro constante da cabeça ao tronco. 

Membros Anteriores: antepeito largo e profundo entre os membros anteriores, com peito profundo. Ombros musculosos, bem angulados e poderosos sem ser excessivo. Membros poderosos e retos, boa ossatura e bem afastados, apresentando frente reta. Metacarpos retos e fortes. 

Tronco: dorso curto e reto, conferindo um porte compacto, mas não tão curto de modo a interferir com sua agilidade. Dorso carpeado ou selado é altamente indesejável. 

Membros posteriores: lombo largo e musculoso com razoável profundidade de flancos. Posteriores fortes e musculosos, com pernas bem desenvolvidas, revelando força e agilidade, não grosseiro. Jarretes moderadamente angulados. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis. 

Patas: bem arqueadas, pés de gato, com dedos redondos e almofadas duras. Desejáveis unhas escuras. Patas espalmadas são altamente indesejáveis. 

Movimentação: indica potência e objetividade. Em movimento reto, nem os anteriores nem os posteriores se entrecruzam ou causam interferência, anterior direito e posterior esquerdo trabalhando ao mesmo tempo. Linha superior firme transmitindo com firmeza a propulsão produzida pelos posteriores, revelando equilíbrio e harmonia de movimento. 

Pelagem: curta e dura, resistente a intempéries, bem assentada em todo o corpo. Pelagem longa, sedosa ou lanosa é altamente indesejável. 

Cor: em qualquer tonalidade de tigrado, fulvo ou vermelho, a cor deve ser pura e saturada. Uma pequena marca branca no antepeito é permitida. Qualquer outra marca branca é indesejável. Máscara preta é essencial, os olhos ilhados por uma mancha escura contribuem para a expressão. 

Talhe: Altura na cernelha: machos, de 63,5 a 68,5 cm. , fêmeas, de 61 a 66 cm. Peso: machos, de 50 a 59 quilos; fêmeas, de 41 a 50 quilos. 

Faltas: qualquer desvio dos termos deste padrão deverá ser considerado como falta e penalizado na exata proporção da sua gravidade. 

Nota: os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.