Temperamentodo Bullmastiff

A principal característica do Bullmastiff é seu temperamento equilibrado e dócil.

Alguns registros descrevem até o Bullmastiff como um ´cão de colo aprisionado num corpo enorme´, mas isso não desmerece sua aptidão natural para a função para a qual foi desenvolvido, ou seja, para ser um guarda noturno eficiente e silencioso, que não costuma latir à toa e na função de guarda o silêncio de sua aproximação é sua principal arma para conter um invasor.

Apesar de ser um cão grande, que chega a pesar 60 quilos na idade adulta, não é um cão que esteja em atividade constante e que possa ser deixado apenas no quintal.

Normalmente passeios e caminhadas de 1 hora duas vezes por dia são suficientes para que ele mantenha-se em forma. Para manter seu temperamento equilibrado, o Bullmastiff requer a companhia da família e não costuma suportar bem longos períodos de solidão.

Podem ser excelentes companhias para crianças, uma vez que são muito resistentes e aguentam bastante bem mesmo as brincadeiras mais abrutalhadas das crianças. Apesar disso, deve-se tomar muito cuidado porque apesar de serem extremamente tolerantes, são cães pesados e podem machucar sem querer durante uma brincadeira mais forte.

Por ser um cão de território, a convivência com outros animais deve ser iniciada desde muito cedo, e entre cães do mesmo sexo deve ser promovida com extremo cuidado, especialmente entre os machos.